Avaliação antropométrica é o termo utilizado para caracterizar a avaliação física de algumas aferições corporais como peso, altura, dobras cutâneas e circunferências. Que são métodos utilizados para determinar o diagnóstico nutricional de cada indivíduo.
A modernização nos trouxe a possibilidade da avaliação antropométrica por bioimpedância, ela é muito interessante desde que o paciente faça criteriosamente todas as orientações para realização do exame, o que muitas vezes fica inviável. Outro ponto é a hidratação que pode alterar muito os resultados, tornando o método não tão eficaz para comparações a longo prazo, já que a maioria das pessoas começam a se hidratar corretamente quando buscar melhorar seus hábitos. Mas a grande vantagem da bioimpedância é por ser um método não invasivo de rápida aplicação e pode ser aplicado em pacientes obesos.
A avaliação antropométrica realizada por dobras cutâneas aplicada por profissional devidamente treinado é considerada por especialistas o método mais fidedigno para avaliação física. Neste tipo de avaliação é utilizado um adipômetro que irá mensurar os milímetros de dobras cutâneas de alguns pontos de referência do corpo.
Existem referências e padronizações internacionais de medidas antropométricas, ou seja, profissionais do mundo que são certificados pela ISAK possuem o mesmo método de avaliação e aplicabilidade da técnica. Isto traz uma confiança maior nos resultados adquiridos com o tratamento proposto. Além de possibilitar o diagnóstico de somatotipo: endomorfo, mesoformo e ectomorfo.
Para uma avaliação com dobras cutâneas adequada o ideal é que o paciente compareça para as consultas com roupas apropriadas: shorts e top (mulheres).
Não existe um melhor método de avaliação global, existe bom avaliador e bom preparo. A quantidade de medidas e tipos de avaliações vai depender do biotipo corporal de cada paciente.
É importante saber que uma avaliação antropométrica adequada é o primeiro passo para tomada de decisões do profissional.