Whey protein é o nome mundialmente utilizado para descrever o suplemento alimentar com proteína do soro do leite de vaca. Existem 4 classificações para o Whey Protein: concentrado, isolado, hidrolisado e blend proteico.
Concentrado (WPC): concentração média de 80% de proteína, tem uma absorção mais lenta, contém lactose e gorduras naturalmente presente no leite.
Isolado (WPI): concentração média de 90 a 95% de proteína, é praticamente isento de lactose e gorduras. Ocasionando uma absorção imediata.
Hidrolisado (WPH): as proteínas deste tipo de whey passam por um processo de hidrólise que é a quebra da molécula proteica em tamanhos menores. Sua absorção não depende da integridade intestinal para serem absorvidos.
Blends proteicos: pode ser a mistura de dois ou mais tipos de Whey protein para garantir tempos de absorção diferentes, em alguns casos pode ser a melhor opção custo benefício para indivíduos que tem indicação de um Whey hidrolisado por exemplo.
Atualmente sabemos que a ingestão proteica deve ser controlada ao longo de 24 horas. E não simplesmente se preocupar com o consumo imediato de uma proteína de rápida absorção após o treino. O que vai determinar você a escolher o seu Whey protein são os fatores relacionado a sua capacidade de digestão, intolerâncias e controle de consumo de carboidratos.
É valido ressaltar algumas recomendações:
- Prefira sempre marcas conhecidas no mercado
- Analise a lista de ingredientes, quanto menos melhor
- Escolha sabores neutros que podem ser modificados com facilidade, com frutas, cafés e especiarias. Evitando a monotonia alimentar
- Para Whey concentrado o ideal é que contenha no máximo 4 gramas de carboidrato para uma porção de 30 gramas
Curiosidade: existem técnicas de filtragens diferentes por isso algumas marcas contém um sabor residual maior.
O processo de filtragem com reagentes químicos podem aumentar a desnaturação proteica e aumentando também a quantidade de sódio no produto. Já no processamento micro filtrado não prejudica a estrutura proteica o que melhora a palatabilidade e qualidade do produto final.